28º Festival de Artes de Itu

Data
24 de setembro de 2022 - 25 de setembro de 2022
14:00 - 20:00

Local
Praça da Independência - Praça do Carmo

DIA 24

MÚSICA

NATHAN GINACH

Nathan Ginach é um artista que vem se destacando dentro da música sertaneja, já participou de show com várias celebridades, tais como: Wesley Safadão, Humberto & Ronaldo, George Henrique &Rodrigo dentre outros. Neste show ele promete apresentar as novidades de sua carreira e contagiar o público com sua música nova “ Não É poder”

MÚSICA 20h

BYAFRA – SHOW “40”

Completando 40 anos de carreira, o cantor e compositor Byafra apresenta o show “40”. O espetáculo marca o início da turnê de lançamento do EP “Perigoso Paraíso”. No repertório, ele promete grandes sucessos em novelas da TV Globo como “Helena” (Marrom Glacê), “Vinho Antigo” (Jogo da Vida), “Seu Nome” (A Gata Comeu), “Te amo” (Salomé) e “Fantasia Real” (Mulheres de Areia), além dos mega hits “Leão Ferido” e “Sonho de Ícaro”(voar, voar…). Neste show, Biafra vai também homenagear compositores que brilham com ele desde os primeiros sucessos, como Guilherme Arantes, Lulu Santos, Ritchie, entre outros.
MÚSICA

CENICO MUSICAL DESCENDENTE

Espetáculo musical integrado à recursos cênicos apresentados em semi-arena ou palco italiano, composto por voz, violão, percussão e intérprete de LIBRAS. Elaborado em cinco atos que remontam a ascendência do artista, o repertório autoral de treze composições tem como eixo de investigação as musicalidades negras do sudeste. A dramaturgia sonorovisual inclui a disposição e a manipulação de objetos e elementos cênicos que instauram, no decorrer do espetáculo, um ritual ao redor de um jardim. A narrativa percorre paralelos entre a descendência do artista, Quilombo do Carmo (São Roque/SP), e episódios históricos silenciados, como a Insurreição Negra de 1854, liderada pelo Nganga sorocabano José Cabinda

TENDA DOS SABERES E FAZERES

JOGOS DE PINTAR

Local:TENDA DOS SABERES E FAZERES

A artista Alessandra Neves traz uma oficina inusitada com técnica francesa que busca a inspiração sensorial inspirada pela memória celular através das cores, estimulando a criatividade, autonomia e autoconfiança no processo de criação.
Duração: 60 min.
Público- livre
Vagas: 10 vagas
Inscrições- no local 30 minutos antes do início da atividade
TENDA DOS SABERES E FAZERES

OFICINA – O CONTRABAIXO NA MÚSICA BRASILEIRA

Local:TENDA DOS SABERES E FAZERES
Se você parar para pensar em música, o que atribui o nome a um acorde é o contrabaixo. A frequência grave conforta, abraça, envolve, pulsa e ajuda a sentir a música em toda sua essência. Porém muitas pessoas ainda confundem o contrabaixo com a guitarra, mas este workshop desmistificará esta questão. O workshop será ministrado pelo contrabaixista e professor de música de renome nacional e internacional Eduardo Machado. Por meio desse workshop, Eduardo mostrará todo o progresso e influências dos principais baixistas do Brasil desde a década de 20 quando surgiu o uso do contrabaixo na música contemporânea até os dias atuais, citando os maiores contrabaixistas da história, citando ritmos brasileiros e sua evolução desde o maxixe, chorinho, frevo, quadrilha, marchinhas de carnaval até os sambas e baiões atuais e como estes baixistas contribuíram para o reconhecimento da mesma. Valorizar a música brasileira e seus protagonistas de forma a manter a cultura brasileira viva.
Duração: 1h30min.
Público- livre
Vagas: 20 vagas
Inscrições- no local 30 minutos antes do início da atividade
DIA 25
MÚSICA

FABIANA COZZA

Local:Palco Principal
O oitavo álbum de carreira da paulistana Fabiana Cozza, DOS SANTOS, carrega seu último nome de batismo no título e pode ser considerado seu trabalho de estreia como compositora. O repertório inédito, criado especialmente para o trabalho da intérprete na forma de pedidos da própria a compositoras e compositores, é dedicado ao universo cultural das religiões de matriz afro-indígena brasileiras. Para ela, o trabalho tornou-se ainda mais importante diante da fragilidade da democracia brasileira e é uma defesa – musical, política, cidadã do que destaca como cultura matricial, lugar de berço, do muito produzido e estruturado no Brasil e que tem sido vilipendiado e atacado na contemporaneidade.
MÚSICA

CAMERATA DO SESI

Local:PALCO PRINCIPAL – CARMO
Praça da Independência, Carmo – Centro
Os alunos do Núcleo de Música do SESI Indaiatuba também irão participar do 28º Festival de artes no palco principal da Praça da Independência, às 16h, sob a regência do professor Fernando Baumgartner.iras fora da Caixa’’ traz ao palco do SESI uma homenagem a violeira Helena Meireles. As musicistas Fabiola Beni (Vitória Brasil/SP), Marina Ebbecke (Jundiaí/SP), Vitória da Viola (Votorantim (SP) exploram diferentes timbres da tão tradicional viola caipira e estabelecem diálogo com outras linguagens. Nessa homenagem o trio de instrumentistas apresentarão releituras da compositora Helena Meirelles como as canções: Guaxo, Flor Pantaneira e Mulequinho Malcriado, além de contar sobre carreira musical, composições e detalhes da vida de uma artista “fora da caixa”.
TEATRO

CADÊ AS CENOURAS?

Local:PALCO PRINCIPAL – PRAÇA DO CARMO
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA – CENTRO
A apresentação conta com a participação de uma contadora de histórias da cidade de Itu, Eliana Santos, pedagoga formada e psicanalista, que fará a contação da história do livro “Cadê as cenouras?” de uma forma dinâmica e interativa. Conforme a história vai acontecendo, os sentimentos vão aparecendo e é a oportunidade de Eliana mostrar para as crianças as placas das cenourinhas das emoções, pedindo a participação geral. Exemplo: QUEM JÁ FICOU COM RAIVA? O QUE ACONTECEU? Temos como cenário uma floresta, com a presença de Tico e Dona Odete, personagens do livro, aqui representados por coelhos de pelúcia. Quando a contação do livro está quase no final, o mágico Mythos entra em cena, fazendo mágicas relacionadas com o espetáculo e que dão errado propositalmente, fazendo com que as crianças mostrem os erros e entrem na brincadeira.
TENDA DOS SABERES E FAZERES

JOGOS DE PINTAR

Local:TENDA DOS SABERES E FAZERES – PRAÇA DO CARMO
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA – CENTRO
A artista Alessandra Neves traz uma oficina inusitada com técnica francesa que busca a inspiração sensorial inspirada pela memória celular através das cores, estimulando a criatividade, autonomia e autoconfiança no processo de criação.
Duração: 60 min.
Público- livre
Vagas: 10 vagas
Inscrições- no local 30 minutos antes do início da atividade.
TENDA DOS SABERES E FAZERES

RODA DE LEITURA

Local:TENDA DOS SABERES E FAZERES – PRAÇA DO CARMO
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA – CENTRO
A escritora Raquel Aranha fará a leitura do livro A Heroína Mascarada e posteriormente provocará um bate-papo sobre o livro, os superpoderes da protagonista da estória e qual é o papel do herói na sociedade. A ideia é provocar uma reflexão sobre as situações sociais apresentadas no livro, bem como de que maneira poderiam ser resolvidas e como podemos despertar nossos “superpoderes”. Propor aos participantes que façam um autorretrato e autodescrição sobre si mesmo como Super Herói ou Heroína.
Duração: 2 horas.
Público- livre
Vagas: 20 participantes
Inscrições- no local 30 minutos antes do início da atividade
MAIS INFORMAÇÕES: https://festivaldeartes2022.itu.sp.gov.br/#

Organizador: Secretaria de Cultura