OFICINA DE GRAFITE- INDEPENDÊNCIA É ARTE

24 de setembro de 2022

Cila - Praça Conde de Parnaíba, centro

O projeto “Muros que Educam” tem por finalidade a apresentação do contexto histórico do processo de independência do Brasil através da prática do graffiti, favorecendo assim, a democratização de conhecimento através do Hip Hop. A atividade realizada pelo coletivo Quinto elemento em parceria com a secretaria de cultura de Itu, busca trazer para a comunidade, mais conhecimento sobre a pintura contemporânea, contextualizando com a história da Independência do Brasil. Os alunos terão contato com a teoria e prática artística através de um treinamento com técnicas de graffiti tais como: combinação de cores, luz e sombra, preparo da tinta, variação de traços com o spray e perspectiva. A partir dessas técnicas, também será realizada uma breve discussão entre os participantes e integrantes do projeto sobre a temática, e em seguida, será discutido como transferir as percepções desenvolvidas para o muro que será grafitado ao final da aula.
Duração 6 horas
PÚBLICO: a partir de 14 anos
VAGAS: 10 participantes

O CRUZEIRO FRANCISCANO

A historiadora AnicleideZequini do Centro de Estudos da USP- Museu Republicano, apresenta o contexto histórico do Cruzeiro Franciscano a partir das pesquisas documentais datado de finais do século 18, construído pelo mestre Thebas. Anicleide propõe uma viagem ao tempo através da história e documentos conhecer a cidade de Itu, suas peculiaridades e sua importância presentados em uma roda de bate-papo.
Duração 2 horas
PÚBLICO a partir de 10 anos