Rotas

Conheça Itu!

Itu não é só a “Terra onde tudo é grande”, do Simplício, do Orelhão e do Semáforo Gigantes essenciais ao turismo local, é muito mais que isso… Itu é o Berço da República, Cidade Cinema – Vale do Sol, Roma Brasileira, A Fidelíssima, Ouro Preto Paulista, terra de Almeida Junior, do Maestro Elias Lobo, da rocha Varvito… Um lugar que fez parte de várias fases da história do país, “de gente de quem” com muita história para contar, um lugar que vale a pena visitar!
Passeie por lugares incríveis da cidade e conheça um pouco da história e cultura local.
Temos roteiros prontos para facilitar a sua visita. É só clicar e curtir!

Itu – Do Barroco ao Rococó

Em cerca de 800 metros de caminhada pelo Eixo Histórico, você conhecerá representantes ímpares de obras artísticas, arquitetônicas e históricas que deixarão até os menos sensíveis de queixo caído.
O roteiro começa pelo Cruzeiro Franciscano, obra de Mestre Tebas, único exemplar no mundo erguido em rochas de arenito e varvito, e o único elemento que restou do conjunto arquitetônico franciscano do final do século XVIII.
O passeio segue pelas igrejas do Bom Jesus onde está o Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, Matriz Nossa Senhora Candelária que, de acordo com especialistas se destaca entre as melhores criações artísticas do Período Colonial e encerra na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que tem pinturas no forro da capela-mor e da nave de autoria do Padre Jesuíno do Monte Carmelo.


No caminho: Centro de Atendimento ao Turista – Rua Paula Souza, 567, Centro (bebedouro, sanitários e fraldário)

Pontos de parada:
– Cruzeiro Franciscano – Praça Dom Pedro I, Centro
– Igreja Bom Jesus e Santuário da Sagrada Oração – Praça Padre Anchieta, s/nº, Centro
– Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária – Praça Padre Miguel, s/n°, Centro
– Igreja Nossa Senhora do Carmo – Praça da Independência, s/nº, Centro

Trilha do Saber

O roteiro é realizado no centro da cidade, com a finalidade de apresentar aos turistas e moradores a valorização histórica e cultural do município. A duração é de aproximadamente 4h30, com início às 8h30, sempre às terças, quartas, quintas ou sábados, com saída da Praça Dom Pedro I. No caminho o participante andará pelo Eixo Histórico de Itu, conhecendo a relação da cidade com a história do Brasil, passando por belos exemplares de casas do século XIX, pela primeira fábrica à vapor de tecidos do estado de São Paulo, por igrejas do século XVIII com obras de arte que remetem às de Minas Gerais, ouvindo sobre a história da cidade, mas também muitos causos e curiosidades.

No caminho: Centro de Atendimento ao Turista – Rua Paula Souza, 567, Centro (bebedouro, sanitários e fraldário)
Pontos de parada:
– Praça Dom Pedro I Casa Imperial – Praça Dom Pedro I, 14, Centro Cruzeiro de São Francisco – Praça Dom Pedro I, Centro Fábrica São Luiz – Rua Paula Souza, 492, Centro – Praça Padre Anchieta Igreja do Bom Jesus – Praça Padre Anchieta, s/n°, Centro
– Museu da Energia – Rua Paula Souza, 669, Centro
– Passeio Público Marcos Stenier Neto (Becão) – Rua Paula Souza, Centro
– Praça Padre Miguel (Matriz) Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária – Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
– Museu Republicano Convenção de Itu – Rua Barão do Itaim, 67, Centro
– Praça da Independência (Carmo)
– Igreja, Convento e Seminário Nossa Senhora do Carmo – Praça da Independência (Carmo), Centro

Rota dos Milagres

Neste caminho o participante conhecerá locais relacionados à religiosidade da cidade e as pessoas que lutaram pela fé, educação, saúde e diretos do povo, sendo agora candidatos à canonização. São elas Padre Bento, Dom Gabriel e Madre Theodora. Nos espaços em que essas pessoas viveram e desenvolveram seus trabalhos é possível sentir a força de sua fé passando pelas igrejas, memorial, túmulo entre outros locais.
As pílulas do Frei Galvão, já canonizado, são distribuídas pelo Convento Concepcionista Nossa Senhora Mercês.

Pontos de parada:
– Igrejas Nosso Senhor do Horto/São Lázaro (capela e monumento em tributo à Padre Bento) – Rua José Balduíno do Amaral Gurgel, s/nº – Vila Padre Bento
– Nossa Senhora do Carmo (memorial em tributo a Dom Gabriel) – Praça da Independência (Carmo)
– Nossa Senhora do Patrocínio (relíquia e túmulo de Madre Theodora Voiron) – Praça Regente Feijó, 172, Centro
– Mosteiro Imaculada Conceição das Monjas Redentoristas – Rua Capitão Silvio Fleming, 146 – Vila Nova
– Convento Concepcionista Nossa Senhora Mercês (visita a igreja e reduto das famosas pílulas do Frei Galvão). – Rua Me. Maria Basília, 476 – Centro

Aprendendo Itu “Origem do Ensino no Brasil”

Neste percurso o visitante conhecerá espaços representativos da história da educação brasileira, tendo como eixo norteador deste processo o Brasil Colônia até a República. O passeio começa por onde hoje é o Quartel de Itu, mas que entre 1867 e 1917, abrigou o Colégio São Luiz onde somente meninos estudavam. Há dados que informam que foi neste local que ocorreram as primeiras partidas de futebol no Brasil, esporte trazido pelos padres para as aulas de educação física dos garotos.

Outro lugar a ser visitado é o Colégio do Patrocínio que foi a primeira Instituição de Educação Católica Feminina da Província de São Paulo. O ituano Dom Antônio Joaquim de Mello, Bispo de São Paulo, desejava ter um colégio para educação das famílias paulistas e, em 1858, mandou buscar em Chambéry, França, algumas Irmãs da Congregação de São José, para fundação do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio. No pátio interno do Patrocínio há uma frondosa mangueira plantada em 1860, por Irmã Angelina Achard, uma das primeiras Irmãs vindas da França.


No caminho: Centro de Atendimento ao Turista – Rua Paula Souza, 567, Centro
(bebedouro, sanitários e fraldário)

Pontos de parada:
– Quartel de Itu – 2º GAC L – Regimento Deodoro – Praça Duque de Caxias, 284, Centro
– Instituto Borges de Artes e Ofícios (IBAO) – Praça Conde de Parnaíba, 83, Centro
– Colégio Convenção de Itu – Praça Conde de Parnaíba, s/nº, Centro
– Colégio do Patrocínio – Praça Regente Feijó, 172, Centro

Rodas a todo vapor

A partir do caminho original que os bandeirantes percorreram a pé ou em animais, o Rodas a todo vapor convida a reviver esta história em um circuito ferroviário e ciclístico entre as cidades de Itu e Salto.
O turista embarca no Trem Republicano com sua bicicleta, em um vagão próprio para o transporte, desembarca em Salto e volta para Itu pela ciclovia que liga as duas cidades, apreciando a paisagem tanto na ida, quanto na volta.
O Trem Republicano de Itu, leva esse nome por ter trazido à cidade vários dos participantes da primeira Convenção Republicana (1873), ocorrida em Itu, e que deu início às tratativas para a proclamação da República, em 1889.
Pontos de parada:
– Embarque na Estação do Trem Republicano de Itu – Praça Gaspar Ricardo, 70, Padre Bento

Selecione abaixo as rotas que você deseja conhecer, vamos preparar um roteiro completo para você!