28º Festival de Artes de Itu

Data
3 de setembro de 2022 - 4 de setembro de 2022
14:00 - 20:00

Local
Praça da Independência - Praça do Carmo

DIA 03
ABERTURA

Solenidade de Abertura 28º Festival de Artes e Iº Encontro Regional de Artefato, Artesanato e Culinaristas de Itu

Local:PALCO PRINCIPAL – PRAÇA DO CARMO
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA – CENTRO
PRÊMIO TRADIÇÃO SP

1ª MOSTRA DE IDENTIDADE REGIONAL DE ITU

Local: Palco Principal – Praça do Carmo
Praça da Independência, Carmo – Centro
A Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu foi contemplada com o prêmio Tradição SP, o qual consiste no apoio a ações culturais relacionadas a festas, celebrações, festivais, feiras e demais eventos que valorizem a cultura local, as identidades regionais e/ou a história dos municípios do Estado de São Paulo. O Projeto Tradição SP foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo e é administrado pelo Amigos da Arte e integra o programa Juntos pela Cultura.
O projeto premiado no Tradição SP contempla a realização da Iª Mostra de Identidade Regional de Itu, o qual irá propiciar ao público um resgate da cultura caipira ituana, passando pelo canto trovado do “Cururu”, pelas artes visuais com Almeida Júnior, além de seus personagens pitorescos que ganharão vida ao meio de apresentações de música raiz e de apresentação de espetáculo teatral.
A abertura da Iª Mostra de Identidade Regional de Itu será realizada no dia 3 de setembro junto à solenidade de abertura do 28º Festival de Artes de Itu na Praça da Independência (Praça do Carmo) às 15hs.
Confira a programação:
– Esquete Caipira “Prosa Grande” com a atriz Débora Nunes
– Apresentação de saudação repentista e verso trovado com Nenê do Cururu e Denis Vieira
– Apresentação da Orquestra Ituana de Viola Caipira
– Live Painting do desenhista e artista plástico Lucas Navarro. Releitura artística do quadro do pintor ituano Almeida Júnior “Caipira picando fumo”.
– Exposição fotográfica “Itu, um patrimônio do Brasil”, por Juca Ferreira
– Apresentação do espetáculo Teatral “Aquarela Caipira – As 7 Artes por Almeida Júnior” texto Chicó Ferreira e Liliane Navarro, produção Yara Produções Artísticas.
MÚSICA

OLÍVIA GÊNESI DUO

Local:PALCO PRINCIPAL – PRAÇA DO CARMO
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA – CENTRO
Cantora, compositora, pianista e arranjadora. Sua discografia desde 2000 conta com 12CDs, diversos singles e EPs, sendo a maioria autoral. Olivia desvenda seu tempo, fugindo de padrões e unindo referências com uma visão particular da música, resultando num estilo carregado de emoção. Neste show Olivia apresenta suas versões cheias de personalidade para clássicos do pop, rock e blues, acompanhada pelo baterista e percussionista Flavio Lima. As participações especiais da dançarina flamenca Camila Leite e do tenor Miquéias Pereira trazem ainda mais emoção e surpresas para este show único. O piano e a voz envolvente da artista, a riqueza de ritmos e as músicas consagradas são um convite ao público para viajar em companhia de Olivia e seu universo de sons.
DIA 04
DANÇA DAS 10H ÀS 12H

OFICINA MASTERCLASS DE LYRICAL JAZZ

Local:PALCO PRINCIPAL – PRAÇA DO CARMO
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA – CENTRO
O Galpão 1 – Academia de Dança – A bailarina Erika Novachi propõe uma dinâmica artística que abrange o estudo prático da técnica do estilo lyrical jazz caracterizada pela fluidez de movimentação, musicalidade, dramaturgia explorando a experiência sensorial corporal.
TENDA DOS SABERES E FAZERES

CIRCO INFANTIL – O CORPO CIRCENSE

Local:TENDA DOS SABERES E FAZERES – PRAÇA DO CARMO
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA – CENTRO
A Cia ORUÃ irá compartilhar com o público da cidade de Itu oficinas de arte circense. Serão atividades com crianças, jovens e idosos, para o aprendizado de técnicas circenses que potencializem o espírito criativo de cada indivíduo e do coletivo. Com roda de alongamento lúdico, técnicas de malabares, acrobacias de solo e jogos de improvisação.
Duração: 60 minutos
Público- de 6 à 12 anos
Vagas: 20 vagas
Inscrições – no local 30 minutos antes do início da atividade
TEATRO DE BONECOS E SOMBRAS

HISTÓRIAS DO VOVÓ CHICO NO BERÇO DA REPÚBLICA

Local:PALCO PRINCIPAL – PRAÇA DO CARMO
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA – CENTRO
Bonecos e palhaços misturam palco e plateia numa festa em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil. É o espetáculo As Histórias do Vovô Chico, com texto e direção de Isaias Zazá da Cia. Zazarte Produções, com mais de 30 anos fazendo bonecaria e palhaçaria clown. O Vovô Chico é um idoso que não se rende. Como um encantador de plateias, saca do bordão “Que saudade eu tenho do meu tempo de criança”, para remeter o público à sua infância quando ouvia as histórias contatadas pelo seu avô Ituano sobre a importância da cidade de Itu no processo de instauração da independência do Brasil. E nessa viagem faz a plateia cantar, participar de situações lúdicas envolvendo teatro de bonecos e brincadeiras populares (trava-línguas, advinhas, parlendas etc.), tudo com muita música e poesia
ARTES VISUAIS

URBAN STRECHERS ITU

Local:PALCO PRINCIPAL – PRAÇA DO CARMO
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA – CENTRO
Urban Sketchers ou apenas USk é uma organização não governamental e sem fins lucrativos registrada em Washington EUA, com a missão de divulgar, valorizar e promover os valores artísticos, descritivos e educacionais da arte de urban sketching – desenho de observação direta das cidades em que vivemos ou visitamos.
A novidade se espalhou pelo mundo! O Urban Strecher vem crescendo dando origem ao surgimento de vários grupos locais. No ambiente das redes sociais, a troca de experiências acontece a cada post. A diversidade dos diferentes olhares sobre cidades que já conhecíamos demonstra como a interpretação e identidade de cada artista é transmitida e registrada através dos desenhos.
TENDA DOS SABERES E FAZERES

OFICINA LITERÁRIA: EU ESCREVI UM LIVRO

Local:TENDA DOS SABERES E FAZERES – PRAÇA DO CARMO
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA – CENTRO
A escritora Nani Mazurk construirá um livro junto as crianças onde a escrita desperta a arte pela literatura é percebida de forma fácil e contagiante. Ilustração, fotografia e elementos servirão como um guia de criação para a descoberta do mundo imaginário. A criança escreverá um livro artesanal tendo como cenário um lugar histórico de sua cidade, o que traz histórias criativas, divertidas e com valor sentimental.
Duração: 2 horas
Público- de 7 à 12 anos
Vagas: 15 vagas
Inscrições – no local 30 minutos antes do início da atividade
DANÇA

JAZZ IN CONCERT

Local:PALCO PRINCIPAL – PRAÇA DO CARMO
PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA – CENTRO
A respeitosa Cia da bailarina Erika Novachi promete um espetáculo múltiplo de estilos híbridos para a composição do mundo dos musicais. “reflexos da alma” é esse caminho de descobertas, aprendizados e sonhos que liberamos as amarras dos conflitos internos. Visceral e sublime uma história que o corpo nos conta em suas formas.
mais informações : https://festivaldeartes2022.itu.sp.gov.br/#

Organizador: Secretaria de Cultura