Conheça a história dos Exageros de Itu
Tudo começou em um popular programa de TV nos anos 60, onde Francisco interpretava o caipira “Simplício”. Durante o programa, ele contava histórias sobre sua terra natal – sempre de forma exagerada.
Essa brincadeira ganhou tanta fama e, conseqüentemente, intensificou o fluxo de turistas interessados em conhecer seus objetos gigantes, como por exemplo, o orelhão e o semáforo. Eles são os mais famosos e estão localizados na principal praça da cidade.
Na praça também há diversas lojas com muitas lembrancinhas gigantes, perfeitas para fazer muitas comprinhas.
Orelhão de Itu
O Orelhão de Itu é um dos principais pontos turísticos da Estância Turística de Itu, e um dos responsáveis pela fama da “cidade onde tudo é grande”. Graças ao humorista Simplício, que tinha um quadro no programa “A Praça da Alegria” na extinta TV Tupi, foi que Itu desabrochou para o turismo.
O Orelhão foi cedido pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti e instalado pela Telesp, em 1973, na Praça da Matriz, pela operadora de telefonia da época, sendo depois reformado pela Companhia Telefônica.
Homenageado com um banquete na cidade, Higino Corsetti, encerrou seu discurso com as seguintes palavras: “O Brasil é grande, mas eu sei que Itu é maior. E a Telesp não podia deixar de instalar, na cidade um orelhão à altura da sua fama”, com sete metros de altura.
No começo os habitantes da cidade duvidaram que a Telesp pudesse instalar um orelhão gigante na cidade, mas isso aconteceu. Feito na mesma fábrica que produzia os orelhões comuns, nasceu o “Orelhão de Itu”, atraindo a curiosidade de turistas e visitantes.
Em 2000, com a privatização da Telesp pela Telefônica, o Orelhão foi reformado. Em 2012, com a mudança de nome da operadora de telefonia fixa que atua no Brasil a cidade de Itu teve a imagem de um dos seus grandes símbolos mudada pela terceira vez, sendo que sua última reforma aconteceu no ano de 2019, trazendo novamente suas cores primitivas da Telesp juntamente com a histórica ficha telefônica.
Endereço: Praça Padre Miguel (Matriz) – Centro.
Semáforo Gigante
Instalado na Praça Padre Miguel, a mesma praça do Orelhão de Itu, o Semáforo Gigante está diante da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.
Criado originalmente na década de 1970, o Semáforo Gigante passou por uma reforma no final dos anos 80 e mantém-se em funcionamento até hoje.
Apesar do tamanho exagerado, fazendo alusão à fama do município, o Semáforo Gigante serve de fato como sinalização de trânsito, devendo ser respeitado pelos motoristas e pedestres.
Endereço: Praça Padre Miguel (Matriz) – Centro.
Praça dos Exageros
Localizada ao lado do Centro Esportivo e de Lazer “Franco Montoro”, a Praça dos Exageros é um parque temático que possui diversos objetos em tamanho gigante, retratando assim a fama da cidade. Neste local podem ser encontrados em formato gigante, um jogo de xadrez, joaninhas, formigas, um interfone, uma trena no formato de escorregador, entre outros. Há também o personagem Rosauro sentado no banco da praça com o uniforme do time do Ituano interpretado pelo humorista da cidade Francisco Flaviano de Almeida (Simplício), que durante décadas colocou o município no cenário nacional e ajudou a transformar Itu na “Cidade dos Exageros”.
Endereço: R. José Maria dos Passos, 200 – Vila Padre Bento, Itu – SP
Horário: Todos os dias, das 8h às 16h45
Telefone: (11) 4022-7199
Lojas de Souvenirs
Em função da fama de “tudo grande”, Itu possui uma série de lojas voltadas ao comércio de objetos em tamanhos proporcionais. São centenas de itens, que vão desde chaveiros, lápis, borrachas, até utensílios de higiene pessoal em escala ampliada.
As lojas de souvenires exagerados situam-se em sua maioria ao redor da Praça Padre Miguel, famosa pelo Orelhão de Itu, são elas:
O Gigantão: Praça Padre Miguel, 121 – Centro, Itu
(11) 4022-7287
Exótica: Praça Padre Miguel, 36 – Centro, Itu
(11) 4022-7309
O Lembranção: Rua Vinte e Um de Abril, 16 – Centro, Itu
(11) 4022-7372
O Lembranção do Carmo: Praça da Independência – Centro, Itu
(11) 9519-0619 / (11) 9996-3448.