Museus

Museu Republicano “Convenção de Itu”

Foi no sobrado, que hoje abriga o Museu Republicano que, em 18 de abril de 1873, realizou-se a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista, mais conhecida como Convenção de Itu. No cinquentenário dessa Convenção, em 1923, o local foi transformado pelo então Presidente do Estado Washington Luís Pereira de Sousa, em museu.

Além de valioso acervo relativo aos republicanos históricos e à memória de Itu, o museu também se destaca pela coleção de objetos que pertenceram ao primeiro Presidente Civil do Brasil, o ituano Prudente de Moraes. Em seu saguão de entrada há vários painéis de azulejos com cenas que apresentam uma narrativa da história de Itu, entrelaçada com momentos chave da história nacional.

Visitação:
Informações pelos telefones: (11) 4023-0240 / (11) 4023-2525.
Endereço: Rua Barão do Itaim, 67, Centro.
Site: www.mp.usp.br/museu-republicano
E-mail: [email protected]

Museu da Energia

O Museu da Energia funciona em um casarão que possui elegante fachada ornada com azulejos portugueses. Por volta do ano de 1865, era a residência do Tenente Antônio Correa Pacheco e Silva, irmão do Padre Miguel Correa Pacheco. Posteriormente foi morada de Dona Ignácia Correa Pacheco, mulher à frente de seu tempo. Com a morte de sua proprietária, este sobrado no ano de 1908, passou a abrigar a Companhia Ituana da Força e Luz, em 1927 foi vendida para a empresa Light and Power e finalmente em 1981 a estatal Eletropaulo se tornou a proprietária do imóvel, que o doou em 1998 para a Fundação Energia e Saneamento, que iniciou o seu restauro. O Museu da Energia de Itu foi inaugurado em 14 de dezembro de 1999.

Visitação:
Informações pelos telefones: (11) 4022-6832 e (11) 4013-1038.
Endereço: Rua Paula Souza, 669 – Centro.
Site: www.museudaenergia.org.br/unidades/museus-da-energia/museu-da-energia-de-itu.aspx
E-mail: [email protected]

Museu da Música

O Museu tem o objetivo de conservar partituras ituanas e a guarda permanente de coleções de instrumentos musicais e coleções de músicas de antigos ituanos. A cidade possui uma tradição musical que remonta três séculos, desde os mais antigos mestres de capela conhecidos, que atuaram em Itu no final do século XVII.

Esse movimento cultural em torno da música só cresceu durante todo esse tempo, em diversas áreas como nas músicas sacra e erudita, patrocinadas pela elite local, mas também nas manifestações do povo como nas modas de viola, as umbigadas e o famoso samba de terreiro, as serestas, lundus, modinhas, as bandas, enfim, o saber e o fazer musicais, partes integrantes e fundamentais da vida de uma cidade e especialmente de Itu.

Visitação:
Informações pelos telefones: (11) 4022-1248.
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 480 – Centro.
E-mail: [email protected]

Instituto Bubonem

O Instituto Bubonem é uma organização que visa incentivar crianças e jovens de qualquer idade a descobrirem um mundo maior, através da sua curiosidade, promovendo novos conhecimentos científicos e culturais, ajudando as instituições de ensino a criar nos jovens a sede de conhecimento e respeito pela natureza.

O local possui acervo com diversos itens e promove parcerias com empresas especializadas em turismo pedagógico. 

Visitação:
De sexta a domingo, das 11h às 17h: Whatsapp (11) 99973-6686
Endereço: Rua dos Andradas, 256 – Centro
Site: https://www.bubonem.org.br

FAMA

A Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA Museu é um dos maiores museus de arte da América Latina, aberto ao público desde 2018. Ocupa uma área de 25.000 m² no centro histórico da cidade de Itu, interior de São Paulo (Brasil), onde por muitos anos funcionou a Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, indústria têxtil de grande relevância econômica nacional.

A FAMA Museu oferece grandes exposições, editais públicos e atividades de mediação cultural.

O acervo com foco na arte brasileira inclui obras de artistas fundamentais, do moderno ao contemporâneo, contemplando diversas linguagens artísticas, escultura, gravura, desenho, instalações, pinturas e fotografia.

Com mais de oito salas expositivas, destacam-se os jardins e galpões, onde a arquitetura do século XIX envolve o visitante em uma experiência única, em que o patrimônio dialoga com a arte brasileira.

 

Telefone(11) 4022-4828
EndereçoRua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro.