Parques naturais

Bosque Alceu Geribello

O Bosque Alceu Geribello oferece pista de caminhada e academia ao ar livre embaixo de muita sombra. No local também é possível realizar visitas monitoradas para aprender sobre a fauna e flora da Mata Atlântica, consumo e sustentabilidade, sempre observando a natureza local.

As visitas são oferecidas por educadores ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e, os interessados, podem agendá-la pelo telefone 4850-8074.

Endereço: Rua Niterói, 133, bairro Brasil
Funcionamento: Segunda a Sexta, das 8h às 17h e aos finais de semana, das 8h às 12h
Telefone: (11) 4850-8074

Centro de Educação Ambiental “Miguel Lorente Villa”

Instituído pela Lei 787 de 12 de dezembro de 2006, o Centro de Educação Ambiental “Miguel Lorente Villa” tem como característica ser um espaço educador com conceitos e práticas sustentáveis onde o visitante vivencia ações alternativas de reuso da água, geração de energia, cuidados com o solo e alimentação saudável.

Neste espaço são oferecidas oficinas onde crianças, jovens, adultos e idosos podem participar, praticando e aprendendo. Ao trazer dos lares e comunidades experiências que podem ser socializadas, criando redes de conhecimentos capazes de difundir por toda cidade essas práticas.

O local também oferece pista de caminhada sombreada, feita de cascalhos de pedra, que absorvem melhor a água da chuva.
Estrutura atual: Auditório, bosque, trilha, horta, pomar, minhocário, compostagem e construção com bambu.

Endereço: Rua Anthigio Cavecchini, 745, Presidente Médici
Funcionamento: Segunda a Sexta, das 8h às 17h
Telefone: (11) 4850-7144

Estrada Parque

A Estrada Parque, também conhecida como Rodovia dos Romeiros, liga Itu à Cabreúva beirando o Rio Tietê. De paisagem ímpar, com a Mata Atlântica ladeando quem passa por ela, presenteia seus visitantes com um majestoso Jequitibá Rosa pelo caminho. No percurso também existem quiosques para piqueniques, uma gruta que possibilita uma visão do alto da paisagem, fazendas históricas, campings e restaurantes.
A Estrada Parque está inserida na APA (Área de Proteção Ambiental) Rio Tietê o que lhe reserva à proteção de sua área.

Endereço: SP-312 – Estrada Parque/Rodovia dos Romeiros/Itu-Cabreúva

Parque Almeida Junior

Inaugurado no dia 17 de fevereiro de 2016, o Parque Almeida Junior foi construído por meio de uma parceria público-privada. Com uma área total de mais de 20 mil m², o local conta com mirante, quadra recreativa, parquinho, sanitários, sede, sala de educação ambiental, horta, viveiro, pista para caminhada, ecoponto, praça para ginástica, quiosque entre outros espaços.

O parque recebeu este nome em homenagem ao pintor ituano José Ferraz de Almeida Júnior, nascido no dia 08 de maio de 1850, que prezava a valorização da cultura do interior paulista, expressa nos tipos populares que retratava. Sua obra é reconhecida pelos críticos e apontada como marco divisório para a arte nacional.

Endereço: Avenida do Parque, 271, Jardim Plaza Athénée.
Funcionamento: de Terça a Sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana das 8h às 13h e aos finais de semana, das 8h às 12h
Telefone: (11) 4850-7154
E-mail: [email protected]

Parque Ecológico Chico Mendes

O Parque Ecológico Chico Mendes foi entregue à população no dia 20 de março de 2015. Localizado no Bairro Cidade Nova o parque abriga a nascente do Córrego do Barreiro e possui área aproximada de 242 mil m², com pista de caminhada, quadras esportivas, área para ginástica, sede, horta, trilhas, playground, áreas para prática de lazer, jogos ecológicos, ecoponto e descanso.


Endereço: Rua Lençóis Paulista, 156, Bairro Cidade Nova.
Funcionamento: de Segunda a Sexta, das 8h às 17h.
Telefone: (11) 4850-8021
E-mail: [email protected]

Parque Ecológico Taboão

O Parque Ecológico Taboão foi entregue à população no dia 20 de março de 2015. Possui área aproximada de 41,8 mil m² com quatro áreas de lazer, administração, centro de referência em sustentabilidade, viveiro, horta, estação para ginástica, pista de caminhada e playground.

Está localizado no Bairro Itu Novo Centro, exatamente no terreno onde ocorreu o “Mega Plantio” em 2008, ao lado do Paço Municipal, prédio público verde com reconhecimento internacional pelo Leed (Leadership in Energy and Environmental Design).
Recebeu este nome em homenagem ao Córrego Taboão que corta toda sua extensão e que foi canalizado, recebendo plantio de milhares de mudas às suas margens.

O Parque Taboão abriga a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM).

Endereço: Avenida Itu 400 anos, 77, Bairro Itu Novo Centro.
Funcionamento: de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h e aos finais de semana para realização de eventos mediante agendamento.
Telefone: (11) 4025-1412 / (11) 4850-9298 / (11) 4850-9299
E-mail: [email protected]

Parque Geológico do Varvito

O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 23 de julho de 1995, já recebeu desde sua inauguração mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores. Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), o Parque do Varvito foi construído em uma área de 44.346 m2 de uma antiga pedreira. Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano.

O Varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. Em termos geológicos, o Varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, ocorrida há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.

Endereço: Rua Parque do Varvito, 400, Parque Nossa Senhora Candelária
Funcionamento: de Terça à Domingo das 8h às 16h45*.
*ATENÇÃO: Por motivos de segurança, o Parque NÃO ABRE em dias de chuva.
Telefone: (11) 4850-7178
E-mail: [email protected]