Para a família

Trem Republicano

Faça o passeio de 7 km que é uma verdadeira viagem do tempo entre as cidades de Itu e Salto a bordo de um charmoso trem turístico. Conheça mais sobre a história da Convenção de Itu, um marco republicano da nossa história. E saiba como o episódio de 1873 foi tão importante para a Proclamação da República em 1889.

Endereço: Estação Ferroviária – Praça Dr. Gaspar Ricardo, 70 – Padre Bento.
Site: www.tremrepublicano.com.br
Telefone: (11) 4013-1319 e (41) 98433-0546
E-mail: [email protected]

Mercado Municipal de Itu

O Mercado Municipal da Estância Turística de Itu foi inaugurado em 14 de maio de 1905 num prédio projetado pelo escritório do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo e que, na época de sua inauguração, surpreendeu a população por sua beleza e modernidade. A inauguração fez nascer uma nova época na vida comercial da cidade, no largo localizado atrás da capela de Santa Rita de Cássia, hoje, Praça da Bandeira.

O projeto de revitalização do “Mercadão”, que foi reinaugurado em 2019, manteve as características originais de sua fachada e foi aprovado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O novo espaço público conta com 16 boxes, banheiros, ar condicionado, além de uma nova aparência no seu entorno. Dessa forma, o centenário Mercadão se tornou numa nova atração turística de Itu, além de beneficiar a população com gêneros alimentícios de qualidade.


Endereço: Praça da Bandeira, s/n, Centro
Horário de Funcionamento:
Segunda à sábado, das 9h às 22h | Domingo, 9h às 14h 

Cidade da Criança

Inaugurada no dia 12 de outubro de 1986, a Cidade da Criança é um local específico para as crianças aproveitarem as horas vagas do dia. Possui playground para crianças com idade até 06 anos; gira – gira e foguetão para crianças de 07 a 10 anos. Além dos brinquedos, o parque conta com diversos atrativos para a criançada: Banco de Areia, Casa do Tarzan, Mini Cidade, Lanchonete, Banheiro Masculino e Feminino, Coreto para apresentações infantis e diversas árvores.

Telefone: (11) 4013-0366.
Endereço: Rua França, 102 – Vila Roma Brasileira.
Visitação: Diariamente, das 8h às 16h45h
E-mail: [email protected]

Praça dos Exageros

Localizada ao lado do Centro Esportivo e de Lazer “Franco Montoro”, a Praça dos Exageros é um parque temático que possui diversos objetos em tamanho gigante, retratando assim a fama da cidade. Neste local podem ser encontrados em formato gigante, um jogo de xadrez, joaninhas, formigas, um jogo de lápis, um interfone, um caixa eletrônico e uma trena no formato de escorregador. Entre as atrações do local, estão também, dois bonecos do personagem Simplício, vivido pelo humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, que durante décadas colocou o município no cenário nacional e ajudou a transformar Itu na “Cidade dos Exageros”.

No ano de 2020 o parque passou por uma revitalização, com a instalação de uma fonte interativa, brinquedos atualizados e em maior quantidade, infraestrutura de arquibancada e palco coberto.


Endereço: R. José Maria dos Passos, 200 – Vila Padre Bento, Itu – SP
Horário de Funcionamento:
Diariamente, das 8h às 16h45
Telefone: (11) 4022-7199